O mês de setembro é considerado pela Igreja como sendo o mês da Bíblia por causa da memória de São Jerónimo que celebra-se a 30 de setembro. São Jerónimo, nasceu em strídon na fronteira entre a Panónia e Dálmacia (hoje Croácia) no ano de 347 d .C ;de nome próprio Éusebio Sofrónio Jerónimo, foi padre, escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, diálectico, historiador, exegeta e doutor da igreja, recebeu o baptismo do Papa Libério, já com 25 anos de idade, juntamente com alguns amigos, formou uma pequena comunidade em Aquiléia cuja actividade principal era o estudo da Bíblia e das obras de teologia. É conhecido sobretudo como tradutor da bíblia do grego antigo e do hebraíco para o latim. É o padroeiro dos dos bibliotecários e dos tradutores.
A edição de São Jerónimo a pedido do Papa Dãmaso I, A Vulgata,ainda é o texto oficial da igreja católica romana,foi publicada por volta do ano 400 d .C,pouco depois de Teódosio I ter feito do cristianismo a religião oficial do império romano.São Jerónimo morreu a 30 de setembro do ano de 420 d.C ,numa cela próximo a gruta da natividade.
"Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus, e quem ignora as escrituras, ignora o poder e a sabedoria de Deus; portanto ignorar as escrituras sagradas é ignorar a Cristo."
São Jerónimo
0 comentários:
Publicar un comentario